Notícias

 | 10/09/2006 10h38min

Michael Schumacher anuncia aposentadoria

Saída do alemão assegura brasileiro Felipe Massa na Ferrari em 2007

Após o GP da Itália, o alemão Michael Schumacher anunciou em coletiva que irá se aposentar no fim desta temporada. Ele agradeceu à família, aos colegas e aos torcedores. A decisão foi divulgada depois de ter alcançado a 90ª vitória de sua carreira.

– Sinto muito ter feito vocês esperarem (pelo anúncio), mas este será minha última corrida em Monza. Vou me aposentar – disse logo no início da coletiva.

Schumacher venceu hoje o Grande Prêmio da Itália, 15º corrida da temporada, e ficou a apenas dois pontos do espanhol Fernando Alonso na classificação geral. Alonso abandonou a prova na volta 43, após o motor de seu Renault explodir.

O finlandês Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes) terminou em segundo e o polonês Robert Kubica (BMW-Sauber) ficou em terceiro, tornando-se o piloto mais jovem a subir no pódio. O italiano Giancarlo Fisichella (Renault) terminou em quarto. O britânico Jenson Button ficou em quinto e seu companheiro na Honda, o brasileiro Rubens Barrichello, terminou em sexto. Fechando a zona de pontuação estão o italiano Jarno Trulli (Toyota) e o alemão Nick Heidfeld (BMW-Sauber).

Logo após a prova, Schumacher comunicou a decisão de abandonar a Fórmula-1 ao lado de Raikkonen e Kubica. Mesmo antes do anúncio, o piloto alemão já havia se emocionado. Ele desceu do carro com lágrimas nos olhos e cumprimentou mecânicos, Jean Todt, diretor esportivo da Ferrari, e sua esposa.

– Agradeço ao meu pai, minha esposa e aos meus filhos porque sem este apoio minha performance teria sido impossível, principalmente no dia-a-dia – afirmou durante a coletiva. 

O alemão disse que ainda almeja conquistar o campeonato de 2006.

– Hoje, demos um grande passo para a conquista de mais um campeonato – disse o alemão. 

A três Grandes Prêmios – China, Japão e Brasil – do final da temporada, a Ferrari ultrapassou a Renault no Mundial de Construtores, por 168 pontos a 165.

A Ferrari em 2007 será composta pelo finlandês Kimi Raikkonen, que hoje dirige para a McLaren, e pelo brasileiro Felipe Massa. O finlandês assinou com a Ferrari para as três próximas temporadas (2007, 2008 e 2009), enquanto Massa renovou seu contrato até o final do campeonato de 2008.

Sobre a permanência de Felipe Massa na equipe, confirmada em comunicado oficial da Ferrari, Schumacher foi elogioso.

– É justo com Felipe, que precisava decidir seu futuro. Ele é um grande talento e não podia adiar mais minha decisão – acrescentou. 

O italiano Luca Badoer continuará como piloto de testes oficial, segundo o comunicado da escuderia, que não menciona o espanhol Marc Gené, também piloto de testes da equipe.

AGÊNCIA EFE E GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.