| 02/06/2006 17h34min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. Lula criticou o "abandono premeditado" da escola pública em São Paulo.
No começo da tarde desta sexta-feira, o presidente falou na cerimônia de contratação de 292 jovens aprendizes pela Petrobras e de lançamento do primeiro edital do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).
– Vou dar um dado para vocês ficarem surpresos: todo o sistema de ensino público do estado de São Paulo, que é o maior Estado da federação, tem hoje apenas 18% dos estudantes universitários em escolas públicas e 82% estão em escola privada, numa demonstração de que foi premeditado o abandono da escola pública neste país. Foi premeditado – disse o presidente.
Em contraponto ao abandono do ensino público, Lula afirmou que só com o ProUni o governo federal gera entre 91 mil e 98 mil vagas na USP, na Unicamp e nas federais. Segundo ele, em 14 meses de seu governo, o ProUni colocou 64 mil "meninos e meninas do Estado para fazer universidade".
– Não há nenhum país no mundo que se desenvolva com ignorância – disse, citando ainda outros números na área de educação, a construção de quatro universidades federais e 43 cursos de extensão universitária.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.