| 07/04/2006 16h16min
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai realizar uma audiência pública para discutir a possível instalação de uma equipe de segurança dos Estados Unidos na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. A data do encontro ainda não foi definida.
O requerimento do encontro foi apresentado pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e aprovado na quarta-feira.
Serão convidados para o debate o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e os embaixadores do Brasil na Argentina, Mauro Luiz Vieira, e no Paraguai, Valter Pecly Moreira.
Hauly teme que a presença de forças norte-americanas na região de Foz do Iguaçu atente contra a soberania nacional. Os Estados Unidos vêm realizando exercícios militares conjuntos com o Paraguai na região, mas os dois países negam a intenção de instalar uma base permanente com soldados norte-americanos.
O governo norte-americano diz ter informações sobre o financiamento de atividades terroristas na Tríplice Fronteira. Segundo reportagens divulgadas na imprensa brasileira e internacional, a equipe de segurança dos Estados Unidos também teria o objetivo de combater o tráfico de drogas.
AGÊNCIA CÂMARAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.