| 27/03/2006 18h36min
A senadora Heloisa Helena (P-Sol-AL) afirmou que a saída do ministro seria uma estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar minimizar o impacto que mais uma denúncia de corrupção pudesse ter sobre seu governo. A senadora, que se manifestou antes da notícia oficial da demissão, afirmou que o episódio da quebra ilegal de sigilo faz parte de um esquema de corrupção criado pelo PT no governo.
– Eu não tenho dúvida que Lula é o grande comandante desse gigantesco esquema de corrupção que foi montado. Certamente, ele poderá utilizar uma tática inteligente, embora fraudulenta, de retirar o ministro da Fazenda para tentar minimizar o impacto que mais uma denúncia de corrupção possa ter – afirmou.
O sendor tucano João Batista Motta (ES) disse que gostaria de ver Palocci demitido pelo aprofundamento da política neoliberal no país. Para Motta, a adoção de taxas de juros elevadas pela equipe econômica do governo deveria ter sido causa do afastamento.
Já o líder da
Minoria na Câmara dos Deputados, José Carlos Aleluia (PFL-BA), afirmou que o afastamento do ministro não é suficiente para pôr fim à crise ética e moral do governo federal. Para o líder da oposição, Lula prestaria um grande serviço à nação se decidisse desistir da eleição e nomeasse um ministério de notáveis para fazer uma tutela até o fim de seu mandato. Aleluia também rechaçou a decisão de Palocci de simplesmente se afastar do cargo para manter o foro privilegiado e escapar de uma eventual prisão.
– Não consigo entender, como cidadão, que a decadência moral e ética desse governo tenha chegado a ponto de manter Palocci com o título de ministro só para ele se manter fora do alcance da Justiça. Esse seria o último degrau da ética e da moral do governo Lula. O problema é Lula. Palocci é apenas a ponta do iceberg, mas o gelo já está corroendo por baixo o governo – afirmou.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.