| 24/01/2006 18h31min
O risco-país brasileiro, medido pelo EMBI+ Brasil, atingiu novo piso histórico nesta terça-feira. O indicador medido pelo banco JP Morgan fechou aos 271 pontos centesimais, em queda de 7 pontos no dia. É o menor patamar do EMBI+ Brasil desde a sua criação, em 1994.
O risco-país é calculado apenas para países emergentes e revela o grau de confiança do investidor estrangeiro nessas economias. O indicador acompanha os juros pagos por uma cesta de títulos de cada país, a partir de sua diferença em relação às taxas pagas pelos títulos americanos, considerados os mais seguros do mundo.
Quanto mais valorizados os títulos de um país, menores os juros que eles pagam. Conseqüentemente, também haverá queda do risco-país. O EMBI+ Brasil teve seu pico em 27 de setembro de 2002, quando atingiu 2.436 pontos centesimais. Naquela época, os mercados viviam a tensão pré-eleição presidencial. De lá para cá, o indicador vem em trajetória de queda e hoje tem seu menor
patamar.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.