Notícias

 | 30/11/2005 21h58min

Deputados se dividem sobre cassação de Dirceu

Plenário da Câmara votará parecer do Conselho de Ética nesta noite

Antes do início da votação do parecer do Conselho de Ética da Câmara que pede a cassação do deputado federal José Dirceu (PT-SP), diversos parlamentares discursaram em plenário.

– José Dirceu (PT-SP) foi o subcomandante do mensalão – disse o deputado Babá (P-Sol-PA), afirmando aind a que o comandante do suposto esquema foi o presidente Luiz Inácio Lula  da Silva.

– Dirceu já está cassado pela sociedade brasileira, que não aceito o achincalhe das mentiras; a defesa de Dirceu é toda baseada em mentiras – completou Babá.

Já o deputado Inaldo Leitão (PL-PB) afirmou que a democracia não pode conviver com julgamentos políticos dissociados do Direito. Na avaliação dele, o processo contra Dirceu não respeitou os princípios do amplo direito de defesa.

– Não tenho relações pessoais com Dirceu. O PT, inclusive, é meu adversário na Paraíba, mas não posso ser adversário do Direito e por isso votarei contra a cassação do deputado – informou.

Também em defesa do petista, Vicente Cascione (PTB-SP) avaliou que Dirceu foi convincente ao apresentar sua defesa ao Plenário.

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) afirmou que a decisão da Câmara na noite de hoje não é relativa apenas ao mandato do deputado José Dirceu (PT-SP), mas também a uma luta política com vistas às eleições de 2006. Segundo ele, a cassação sem provas do mandato de um parlamentar abriria um precedente perigoso.

– Cassar um mandato sem provas cabais de quebra de decoro seria um retorno aos tempos da ditadura –  afirmou Berzoini, que é presidente nacional do PT.

Agora, os parlamentares estão votando sobre o parecer. A votação será secreta. Os deputados votarão por meio de cédulas impressas colocadas em envelopes, a serem depositados em urnas instaladas junto à Mesa.

Antes do começo da votação, o painel eletrônico registrava a presença de 475 deputados, mas o quorum da votação será aquele que for apurado nos votos impressos. Para a cassação do mandato, o parecer do conselho deve obter pelo menos 257 votos favoráveis (metade mais um do total de 513 deputados).

AGÊNCIA CÂMARA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.