Notícias

 | 28/11/2005 16h16min

Bolsa de Buenos Aires recua 3,56% com saída de Lavagna

Dólar sobe cerca de 1% em relação ao peso após anúncio de Kirchner

A Bolsa de Valores de Buenos Aires cai 3,56% influenciada principalmente pelo anúncio da saída do ministro da Economia, Roberto Lavagna, que está sendo subsituído por Felisa Miceli, presidente do estatal Banco de la Nación. O dólar sobe cerca de 1% em relação ao peso.

Lavagna comandou o processo de recuperação da economia argentina e o anúncio de sua saída ocorre no momento em que o país se prepara para reiniciar as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de completar uma gigantesca operação de reestruturação de dívida no início de 2005, três anos após a forte crise econômica.

Felisa Miceli é a primeira mulher a assumir o comando da Economia na Argentina.

Segundo analistas, Felisa Miceli tem postura menos conservadora que a de Roberto Lavagna. Antes de assumir o Banco de La Nación, ela foi diretora do Banco da Província de Buenos Aires e consultora de governos provinciais na área de investimento público.

A saída de Lavagna já vinha sendo alvo de notícias desde a semana passada. Como o ministro Palocci no Brasil, ele dissera que sua permanência no cargo não era "um tema central" para a continuidade da política econômica.

Apesar de o crescimento da economia argentina ter superado as previsões, a inflação anual já está entrando na casa de dois dígitos e situação de Lavagna se complicou após ele ter dito que há superfaturamento em licitações do governo. Isso teria provocado irritação em Kirchner.

AGÊNCIA O GLOBO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.