| 29/10/2005 13h51min
A descoberta de um foco de aftosa no Paraguai provocou um incidente diplomático com o Brasil. De acordo com o Jornal Hoje, da Rede Globo, técnicos brasileiros foram impedidos de entrar no país vizinho para comunicar a ocorrência da doença. Um técnico do Ministério da Agricultura e outro do governo de Mato Grosso do Sul foram barrados em um posto de fiscalização montado em Salto del Guairá.
– Nós não estamos fechando a fronteira, não temos tanques, nem armamento. Só estamos realizando a tarefa de controle sanitário – disse Miguel Aquino, Comandante das Forças Armadas do Paraguai.
Os técnicos brasileiros levavam o resultado dos exames confirmando a contaminação dos animais do sítio São Benedito, que fica na linha que separa os dois países. A propriedade é de um brasileiro. Apesar de 150 animais estarem doentes, pelas normas sanitárias, as 700 cabeças de gado da fazenda deverão ser sacrificadas.
Por telefone. o presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal, Hugo Corrales, que está em Assunção, negou que os brasileiros tenham sido impedidos de entrar no país. Segundo Hugo, eles deveriam apenas trocar de automóvel para que não ocorresse contaminação.
Por sua vez, os fiscais dizem que ficaram parados no posto durante horas até que foram comunicados que não poderiam cruzar a fronteira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.