| 28/10/2005 12h33min
A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,8% no terceiro trimestre deste ano, acima do previsto e sem ser afetado pelo o impacto dos furacões Katrina e Rita, informou hoje o Departamento de Comércio norte-americano.
No segundo trimestre de 2005 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a um ritmo anual de 3,3%. A maioria dos analistas previa que aumentaria 3,6%. O aumento do gasto dos consumidores foi o maior fator no aumento do ritmo de atividade econômica.
Em seu cálculo preliminar do aumento do PIB, o Departamento de Comércio não avaliou qual foi realmente o impacto dos furacões no crescimento econômico.
A atividade econômica acelerou no trimestre passado devido ao gasto dos consumidores, que equivale a quase 70% do PIB dos EUA, e que entre julho e setembro cresceu a um ritmo anual de 3,9%. Isto acrescentou 2,73 pontos percentuais ao aumento do PIB, com grandes compras de automóveis em julho, junto a um menor déficit comercial e maior investimento empresarial.
O crescimento da economia dos EUA superou o ritmo anual de 3% durante 10 trimestres seguidos, e isto é a seqüência mais longa desde o período de 13 meses que terminou em março de 1986.
Desde o terceiro trimestre de 2004 ao deste ano, a economia cresceu a um ritmo anual de 3,6%.
Além disso é o melhor resultado econômico entre o G-7 (grupo dos sete países mais ricos que inclui os EUA, Japão, Alemanha, o Reino Unido, França, Canadá e Itália).
Somente as economias do Japão e do Canadá superaram um crescimento de 2% durante os 12 meses até junho deste ano.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.