| 27/10/2005 13h35min
A ocorrência da febre aftosa pressionou o preço de carnes bovinas e também de aves em outubro. Segundo Salomão Quadros, coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas, a perspectiva é de que no médio prazo uma maior oferta de carne no mercado brasileiro leve a uma queda de preços. Entretanto, no curto prazo, houve uma desorganização do mercado interno, com algumas praças interrompendo seus negócios.
No atacado, o grupo bovinos saiu de uma queda de preços de 3,23% no Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) de setembro para uma alta de 3,98%, em outubro. As aves abatidas, que já tinham subido 7,33% em setembro, tiveram alta de 7,29% no atacado, em outubro.
- Os preços das aves sobem por competição com os preços de carne bovina. Além disso, com a gripe aviária, a ave brasileira tem sido muito valorizada no mercado externo - afirmou Salomão Quadros.
A alta no atacado também já reflete no varejo. O preço de carnes bovinas, que tinham caído 0,51% em setembro, subiu 3,26% no varejo, em outubro. Já o frango inteiro, também no varejo, saiu de uma alta de 1,84% em setembro para 5,05%, neste mês.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.