| 25/10/2005 16h44min
A União Européia (UE) proibiu hoje, até o próximo dia 30 de novembro, a importação de aves silvestres procedentes de outros países, e aumentou o rigor nos controles sobre os animais introduzidos por particulares em território do bloco europeu.
Os 25 países-membros aprovaram a proposta em reunião do Comitê Permanente da Cadeia Alimentar, que se reuniu hoje em Bruxelas após a detecção no Reino Unido, na semana passada, de um caso de gripe aviária altamente patógeno em um papagaio – importado da América do Sul – que estava em quarentena.
As medidas aprovadas hoje, que serão efetivas quando forem adotadas pela Comissão Européia (CE, órgão executivo da UE) nos próximos dias, estabelecem algumas exceções para pássaros que são transferidos entre zoológicos ou instituições similares.
Também permite a importação, por estabelecimentos autorizados, de ovos em incubação que tenham sido descontaminados na chegada ou com destino aos zoológicos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.