Notícias

 | 15/10/2005 14h58min

UE confirma que vírus da Romênia é do mesmo tipo da Ásia

Variante H5N1 é a mais violenta e atinge também humanos

A Comissão Européia (CE, órgão executivo do bloco europeu) confirmou hoje que o vírus da gripe aviária detectado na Romênia é do tipo H5N1, o mesmo que apareceu na Turquia e nos países do sudeste asiático.

– A Comissão Européia foi informada de que os resultados divulgados nesta tarde sobre a análise do laboratório da União Européia em Weybridge (Reino Unido) confirmam que o vírus da gripe aviária na Romênia é do mesmo tipo altamente patogênico H5N1 encontrado na Turquia e na Ásia – declarou o comissário europeu de Saúde, Markus Kyprianou.

Os primeiros resultados do laboratório de referência divulgados hoje de manhã já indicavam que o vírus era do tipo H5N1, mas ainda faltava averiguar se tinha relação com os que apareceram em fazendas turcas e asiáticas, explicou a CE em comunicado.

De acordo com o comissário, desde que as autoridades da UE souberam que a doença tinha chegado à Turquia, no dia 13 de outubro, trabalharam com a possibilidade de os focos romenos também serem do tipo H5N1, "adotando as medidas apropriadas".

A UE proíbe desde quinta-feira a importação de aves vivas, carne, plumas e outros produtos avícolas da Romênia e, desde segunda-feira, da Turquia.

Os especialistas dos Estados membros da UE decidiram ontem adotar medidas de precaução, entre elas evitar o contato entre aves migratórias – consideradas a via de propagação da doença – e aves de curral em áreas de alto risco. Também foi determinado o estabelecimento de sistemas rápidos de alerta para a detecção da gripe aviária em fazendas avícolas.

A CE entende que por enquanto "não é necessário propor novas medidas específicas", embora não descarte antecipar a nova reunião do comitê de especialistas veterinários dos 25 países do bloco, prevista para a próxima quinta-feira.

O Executivo da UE ressaltou que o vírus da gripe aviária representa atualmente "um problema de saúde animal que afeta as aves". Além disso, lembrou que os casos confirmados de contágio de seres humanos resultaram até agora de contatos estreitos entre pessoas e aves "em circunstâncias que não são freqüentes na Europa". A variedade H5N1 matou 150 milhões de aves na Ásia e provocou a morte de 60 pessoas desde 2003.

Kyprianou, que na quinta-feira recomendou que os Estados vacinassem a população de risco contra a gripe e estocassem medicamentos antivirais, deve informar os ministros de Exteriores da UE sobre a situação na reunião extraordinária da próxima terça-feira, em Luxemburgo.

O comissário também participará da reunião informal de ministros da Saúde que acontecerá em Hertfordshire (Reino Unido) nos dias 20 e 21 de outubro, quando serão discutidos os preparativos para uma possível pandemia de gripe.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.