| 10/10/2005 13h30min
A Secretaria da Agricultura de Santa Catarina proibiu o ingresso e a passagem de animais, produtos e subprodutos de origem animal oriundos de Estados situados ao Norte de Santa Catarina. A medida, anunciada hoje, foi tomada por precaução depois da notícia de foco de febre aftosa no município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul.
A instrução normativa do serviço de Defesa Sanitária Animal de Santa Catarina também proíbe o ingresso e a passagem de grãos e frutas procedentes de estabelecimentos situados a menos de 25 quilômetros da área considerada de risco sanitário – os municípios de Eldorado, Itaquiraí, Iguatemi, Japorã e Mundo Novo.
O secretário Moacir Sopelsa informa que as 18 barreiras sanitárias localizadas na divisa Norte de Santa Catarina já estão de sobrealerta em plantões de 24 horas diárias. A medida de precaução, explica ele, foi tomada considerando o status sanitário de Santa Catarina – livre de febre aftosa sem vacinação – e o risco de reintrodução da doença, até que o Ministério da Agricultura especifique melhor a situação.
Santa Catarina está sem registro da doença há 14 anos e há cinco anos pôde deixar de vacinar o rebanho.
A febre aftosa, entre as doenças infecto-contagiosas dos animais, é uma das que mais causa prejuízos: pela diminuição da produção de carne e de leite, pela ocorrência de abortos e de morte dos animais e porque se constitui no principal obstáculos às exportações de carnes e derivados de bovinos, suínos e de aves e até a vendas de produtos agrícolas como grãos e frutas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.