| 06/10/2005 15h25min
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) estimou hoje que, no primeiro dia da greve dos bancários, apenas 5% das agências em todo o país ficaram fechadas. A instituição ainda não fez um balanço da paralisação por Estado.
O sindicato nacional dos bancários informou que o movimento grevista conseguiu fechar 160 agências na região metropolitana de São Paulo, com a paralisação de cerca de 25 mil pessoas de um total de 106 mil trabalhadores. Em algumas agências do país, houve confronto com a Polícia Militar. Sindicalistas, bancários e clientes foram agredidos na porta da agência do Bradesco no centro de São Paulo. Os policiais fizeram em seguida um cordão de isolamento na porta da agência para garantir o acesso a clientes e funcionários. Marcos Amaral, dirigente do sindicato dos bancários e funcionário do próprio banco, foi preso.
Os bancários estão em greve por tempo indeterminado para protestar contra a proposta de 4% de reajuste apresentada pelos banqueiros. Os trabalhadores reivindicam 11,77%.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) recomenda que os clientes paguem suas contas no auto-atendimento das agências ou utilizem os serviços telefônicos e da internet. Segundo a Confederação Nacional dos Bancários (CNB), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), há paralisações em 20 Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, Pará, Paraíba, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.