| 04/10/2005 19h20min
O governador Germano Rigotto desistiu na tarde desta terça da viagem que faria aos Estados Unidos, acompanhado de comitiva. Uma missão com políticos gaúchos embarcou à noite para Washington em busca de financiamento para obras em estradas gaúchas.
O grupo entregará à direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID) projeto para conclusão das obras na RST-471 e RST-481 e de ligação asfáltica de 120 municípios gaúchos.
Fazem parte da comissão os secretários dos Transportes, Alexandre Postal; do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte; e da Coordenação e do Planejamento, João Carlos Brum Torres.
De acordo com Postal, o objetivo é começar as obras no próximo ano, já que a apresentação do projeto e a liquidação de financiamentos anteriores com o BID e o Banco Mundial (Bird) são argumentos para obter os recursos necessários, em torno de US$ 300 milhões.
No Palácio Piratini, não há confirmação. Mas a desistência de Rigotto teria sido motivada também pela sucessão de imbróglios políticos e na área da Segurança.
Apesar de ter planejado também participar da cerimônia de entrega do Prêmio Personalidades do Ano ao empresário Jorge Gerdau Johannpeter em Nova York, o governador preferiu permanecer na Capital. Rigotto alegou que não havia necessidade de seu embarque uma vez que os presidentes do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, e do BID, Luis Alberto Moreno, não estariam nas reuniões.
Desde a semana passada, o Piratini vem enfrentando uma série de reveses. Na sexta-feira, um sindicalista foi morto por brigadianos durante um protesto em Sapiranga. No domingo, a Brigada Militar foi protagonista de uma ação desastrada no Estádio Beira-Rio, resultando em agressões a torcedores. Como Rigotto estava em Santa Catarina no fim de semana, o vice-governador Antonio Hohlfeldt assumiu o comando das ações em relação ao conflito no jogo Inter e Fluminense.
O governador negou qualquer alteração na cúpula da Secretaria da Justiça e da Segurança, mas condenou o uso de bombas de efeito moral em lugares fechados como o Beira-Rio:
No campo político, o Piratini enfrenta uma disputa na sua base. Com a perda do deputado Telmo Kirst para o PMDB, o PP planeja recuperar a condição de maior bancada na Assembléia Legislativa desfalcando o secretariado. Frederico Antunes e Valdir Andres deixariam as pastas de Obras e de Energia, Minas e Comunicações para assumir suas cadeiras no Parlamento.
RÁDIO GAÚCHA, ZERO HORA E GOVERNO DO RIO GRANDE DO SULGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.