| 29/09/2005 11h38min
As vendas nos supermercados em agosto, em valores reais (deflacionados pelo IPCA), caíram 0,66% na comparação com agosto do ano passado. Em relação a julho, a queda foi de 2,42%, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras).
A redução entre julho e agosto pode ser explicada pelo descompasso do calendário. O mês de julho teve cinco finais de semana, enquanto em agosto foram apenas quatro. Para a Abras, além disso, os consumidores foram menos às compras no mês passado porque compraram mais em julho, mês de férias escolares e uma grande quantidade de promoções.
Em agosto, técnicos disseram que as vendas também foram prejudicadas pela desaceleração econômica e as altas taxas de juros, que inibem as vendas. O Banco Central, no mês passado, ainda manteve a taxa básica de juros (Selic), desestimulando a redução do juro na ponta final.
No acumulado de janeiro a agosto deste ano, as vendas do setor cresceram 2,63%.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.