| 27/09/2005 23h54min
O governador Germano Rigotto defendeu hoje a união entre governadores e prefeitos para fazer com que o governo federal amplie os repasses de recursos aos Estados e municípios. Ele participou da Mobilização Nacional dos Municípios, no auditório do Senado, em Brasília.
Rigotto defendeu que os Estados têm de correr atrás do escontingenciamento de R$ 900 milhões referentes ao ressarcimento pela desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em exportações, previsto pela Lei Kandir. O governador também pediu aos prefeitos que estejam preparados para ampliar a mobilização em torno do avanço da reforma tributária, entendida por ele como "um caminho em direção a um novo pacto federativo".
Em Brasília, Rigotto também se reuniu com a coordenadora da bancada federal gaúcha, deputada federal Luciana Genro (PSol). Eles discutiram o ressarcimento da Lei Kandir, alterações no Orçamento da União para garantir recursos para o Rio Grande do Sul e a estadualização de 2 mil quilômetros de rodovias federais.
Ainda em Brasília, Rigotto afirmou, durante o 12º Seminário Internacional Trigo-Brasil, que o Conselho Nacional de Secretários de Fazenda (Confaz) pode contribuir com a harmonização mínima de alíquotas de ICMS para alguns produtos, principalmente no setor primário.
O governador também reafirmou que o remanejamento de estoques da Região Sul para o Sudeste e Nordeste abriria espaço para a produção da safra que se aproxima.
SITE DO GOVERNO DO ESTADOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.