| 27/09/2005 17h10min
Prefeitos de Alegrete, Rosário do Sul e Uruguaiana participaram ontem da cerimônia que anunciou o investimento da empresa de florestamento européia Stora Enso na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Ney da Silva Padilha (PDT), de Rosário, e José Francisco Sanchotene Felice (PSDB), de Uruguaiana, já avisaram que entrarão na disputa para receber a fábrica.
Segundo Felice, pecuaristas e arrozeiros terão uma alternativa viável para diversificação de seus investimentos.
– Apesar de o grupo usar recursos próprios, temos a possibilidade de oferecer incentivos tributários – afirmou.
Em Rosário, a implantação das unidades de florestamento é vista como um passo para a diversificação do setor primário. Mas o prefeito Padilha afirma que o município tem também potencial logístico e mão-de-obra qualificada para receber a empresa.
Entre os produtores, as opiniões sobre as vantagens de instalação do grupo sueco-finlandês na Metade Sul se dividem. O presidente do Sindicato Rural de Rosário, Arilton Amaral, aposta na criação de empregos. Para ele, o plantio de eucalipto pode ser uma saída para o agricultor que sofre com a queda do preço do arroz.
– Ainda é muito cedo para saber os efeitos ambientais – alertou o diretor do Sindicato Rural de Alegrete, Fernando Simch.
O presidente da Sindicato Rural de Uruguaiana, Walter Arns, acredita que nenhum produtor deixará a cultura do arroz para investir apenas em eucalipto. Segundo Arns, alguns arrozeiros poderão aproveitar áreas impróprias à agropecuária para se dedicar ao florestamento.
FRANCISCO AMORIM/ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.