| 26/09/2005 15h17min
Descontentes com o resultado do processo de eleição direta que está escolhendo o novo presidente nacional do partido, o grupo ligado a Plinio de Arruda Sampaio, que foi candidato no primeiro turno da eleição, anunciou hoje a saída do PT. Plinio e os deputados federais Ivan Valente e Orlando Fantazini, ambos do PT de São Paulo, vão para o PSOL. O grupo de Plinio Arruda fez 13,4% dos votos para a presidência do partido, cerca de 40 mil votos.
O jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, também vai deixar o partido, mas não informou se irá para o PSOL. Estes parlamentares têm até a próxima sexta para mudar de partido caso desejem ser candidatos em 2006. Por isso, comunicarão o desligamento à direção do PT ainda esta semana.
No domingo, um grupo de aproximadamente 400 ativistas do movimento social já havia dito que deixaria o PT e iria para o PSOL, partido liderado pela senadora Heloisa Helena, candidata a presidente da República no ano que vem.
Esta é a maior crise da história do PT desde que foi fundado, há 25 anos. Plinio de Arruda Sampaio já foi até candidato a governador de São Paulo pelo partido e foi deputado constituinte. Bicudo foi vice-prefeito de São Paulo na gestão de Marta Suplicy.
AGÊNCIA O GLOBO E RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.