| 19/09/2005 18h40min
As autoridades cubanas começaram a evacuar cidades do litoral norte da ilha diante da ameaça da tempestade tropical Rita, que coloca em risco grande parte do país e se dirige para o sul da Flórida (Estados Unidos). A Defesa Civil Nacional decretou fase de alerta de ciclones nas províncias de Ciego de Ávila, Sancti Spíritus, Villa Clara, Matanzas e Havana e pediu à população que cumpra as recomendações das autoridades e se traslade a albergues e lugares mais seguros caso seja necessário.
A tempestade tropical Rita, com ventos máximos de 95 km/h, entrou nas Bahamas às 9h de hoje (horário de Brasília) e são aguardados fortes ventos e chuvas torrenciais na região, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos EUA, com sede em Miami.
Os meteorologistas previram que Rita se transformará em furacão entre a noite de hoje e amanhã, e que avançará rumo ao sul do Estado da Flórida. A tempestade se desloca a uma velocidade média de 19 km/h com direção oeste-noroeste e constitui uma ameaça para o litoral norte das províncias do centro e oeste de Cuba, segundo o Chefe do Centro de Prognósticos do Instituto de Meteorologia, José Rubiera, que não descartou enchentes e chuvas intensas nas próximas horas.
Os primeiros efeitos da tempestade começaram a ser sentidos no litoral norte das províncias das Tunas, Camagüey e Ciego de Ávila, onde as autoridades analisam a possibilidade de evacuar cerca de três mil turistas do balneário Jardines del Rey. Foi proibida ainda a saída de embarcações de pesca e turismo, e ordenado o desvio das rotas de navios para locais mais seguros.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.