| 11/09/2005 14h20min
As tropas que participam das operações de ajuda às vítimas do furacão Katrina não têm como missão retirar os moradores de Nova Orleans, apesar das ordens de evacuação da cidade. A informação foi divulgada hoje por um alto general norte-americano, Russel Honoré.
A missão destes soldados, segundo Honore, é ajudar os sobreviventes e distribuir água e alimentos, afirmando que evacuar a cidade é uma responsabilidade das autoridades locais e estaduais, e que os soldados não executarão esta ordem.
O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, ordenou a saída de todos os moradores e advertiu que aqueles que não o fizerem voluntariamente serão evacuados à força. No entanto, milhares de residentes ignoraram a ordem, ou porque não têm para onde ir ou porque não querem deixar tudo o que têm para trás.
Até o momento, as forças de segurança ajudaram os moradores que decidiram ir embora de forma voluntária, mas não executaram evacuações forçadas. As autoridades dizem que a prioridade é ajudar os que querem ir embora e localizar os corpos submersos na água.
A passagem do furacão Katrina pelos estados de Louisiana, Mississippi e Alabama deixou, até o momento, mais de 360 mortos e um milhão de deslocados.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.