Notícias

 | 01/09/2005 14h26min

Fifa analisará exigência sobre Código Mundial Antidoping

O 55º Congresso Ordinário da Fifa, que ocorrerá na cidade marroquina de Marrakech nos dias 11 e 12 de setembro, discutirá as exigências da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) para que adapte suas normas ao Código Mundial contra o doping, sob a ameaça de graves conseqüências para suas competições.

No último mês de maio, a Wada pediu à Fifa que adaptasse suas normas às do Código Mundial Antidoping antes de setembro. As normas da Agência estabelecem dois anos de suspensão para os casos de doping, enquanto a punição da Fifa nestes casos é de seis meses.

O último aviso da Wada foi em julho, quando o presidente da Agência, Dick Pound, disse que a postura da Fifa "ameaça a realização da Copa do Mundo de 2006, a menos que o Congresso de Marrakech se comprometa a respeitar plenamente o código".

O Comitê Executivo da Wada, reunido em maio em Montreal, concordou de forma unânime que a norma disciplinar da Fifa não cumpre o estipulado no Código Mundial Antidoping em matéria de punições, isenções terapêuticas e o direito a recorrer ao Tribunal de Arbitragem Esportiva (TAS).

A Fifa respondeu depois que havia assinado o Código Mundial em maio de 2004, e que é inclusive "mais estrita" na hora de impor punições, que podem durar de pelo menos seis meses até a vida toda.

O Congresso da Fifa discutirá também os preparativos de várias competições, casos do Mundial sub-17 no Peru e o Mundial de Clubes no Japão, ambos em 2005, e os Mundiais de 2006 e 2010, na África do Sul.

AGÊNCIA EFE

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.