Notícias

 | 31/08/2005 11h48min

EUA confirmam uso de reservas estratégicas de petróleo

Agência Internacional de Energia acha decisão do governo prematura

Depois de baterem mais um recorde, as cotações do petróleo já operam com pequena queda, abaixo de US$ 70, após o governo dos Estados Unidos ter confirmado a aprovação do uso das reservas estratégicas de petróleo do país. O Departamento de Energia informou que o empréstimo de petróleo dos estoques emergenciais será autorizado hoje, e que a distribuição para as refinarias da costa americana do Golfo do México pode ser iniciada já na quinta-feira.

A Casa Branca aprovou a liberação de petróleo da reserva estratégica dos EUA para aliviar os efeitos da interrupção da produção nas instalações petrolíferas do Golfo do México devido à passagem do furacão Katrina na região.

A Agência Internacional de Energia (AIE) considerou que é prematuro que os Estados Unidos recorram às suas reservas estratégicas de petróleo para compensar a interrupção da produção.

– Seria uma reação de pânico, porque conheceremos a natureza, a magnitude e a duração dos danos antes da próxima semana – disse o o diretor executivo da AIE, em declarações publicadas no jornal francês Le Monde.

O diretor da AIE insistiu que o impacto do furacão não é tão grave do ponto de vista do mercado de petróleo, porque as refinarias têm reservas importantes de óleo cru e de derivados também.

AGÊNCIA O GLOBO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.