| 08/01/2002 21h43min
Sem resultados efetivos em sua caçada ao terrorista Osama bin Laden, os Estados Unidos decidiram encerrar as buscas no complexo de cavernas nas montanhas de Tora Bora, no leste do Afeganistão. A informação foi confirmada pelo comandante da campanha militar americana, general Tommy Franks. O militar declarou que várias semanas de buscas na região não revelaram pistas sobre o paradeiro de Bin Laden e de seus seguidores.
As montanhas de Tora Bora – formada por uma intricada rede de cavernas, usadas pelos afegãos na luta contra o exército soviético na década de 80 – foram bombardeadas com insistência pelos EUA, que acreditavam poder encontrar Bin Laden e outros líderes da rede terrorista Al-Qaeda na região. Forças anti-Talibã, aliadas aos EUA, também vasculharam a área mas, de acordo com Franks, não foram encontradas informações concretas que possam indicar o esconderijo do homem mais procurado do mundo.
Franks anunciou que o governo do Paquistão já autorizou os americanos a perseguir Bin Laden e fugitivos do Talibã em seu território, embora não existam provas de que o terrorista tenha se escondido do outro lado da fronteira. Um número não divulgado de militares das forças especiais americanas já se encontram no Paquistão, onde atuarão em conjunto com o exército deste país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.