| 30/08/2005 14h44min
O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse hoje que neste mês de agosto as importações devem superar US$ 7 bilhões, pela primeira vez na história. Segundo o ministro, o valor pode chegar até a US$ 7,5 bilhões, depedendendo do que vai acontecer hoje e amanhã na balança comercial.
– As importações vão bater recorde este mês e as exportações também correm o mesmo risco – disse Furlan.
O ministro destacou que o comércio de petróleo é um dos fatores que mais tem influenciado a balança comercial brasileira, tanto do lado das exportações quanto das importações. Ele observou que o impacto está relacionado tanto ao preço internacional do produto quanto ao fato de a Petrobras estar vendendo e comprando petróleo do Exterior.
– Sempre tivemos a expectativa de que as importações cresceriam em velocidade maior – afirmou.
Furlan destacou que o aumento das compras externas é positivo. Segundo ele, as importações são predominantemente de bens de capital, matérias-primas e componentes. Quanto a bens de consumo, o ministro destacou que esta categoria ainda representa uma parte muito pequena do total importado. O ministro participa, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), da cerimônia de entrega da Medalha do Conhecimento a dez empresários por desenvolverem projetos originais com base na invovação tecnólogica.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.