| 29/08/2005 17h
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou nesta segunda-feira os estados da Louisiana e do Mississippi como áreas de catástrofe. O objetivo é agilizar a chegada de recursos federais à população atingida pelo furacão Katrina.
– Quero que as pessoas do litoral do Golfo saibam que o governo federal está preparado para ajudá-los quando o furacão passar – disse Bush na cidade de El Mirage, no Arizona, onde foi hoje para participar de um ato público.
O presidente pediu que a população das áreas em estado de alerta não saia dos abrigos até que as autoridades locais permitam, porque, acrescentou, a "costa do Golfo está sendo atingida, e atingida com força".
Katrina chegou hoje ao litoral da Louisiana com fortes ventos e intensas chuvas, que também estão afetando áreas dos estados do Mississippi e Alabama. Até agora, o fenômeno deixou pelo menos três mortos em Nova Orleans, cidade que foi evacuada no domingo, e pode ter causado perdas materiais de até US$ 25 bilhões, segundo companhias seguradoras.
A declaração de Louisiana e Mississippi como áreas de catástrofe "permitirá que os recursos federais sejam usados para destinar ajuda a estes dois estados", disse à imprensa o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan. O dinheiro do governo federal, acrescentou o porta-voz, será usado para financiar os esforços de "resposta e recuperação".
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.