| hmin
A sessão extraordinária que vai escolher o novo presidente da Câmara de Vereadores está marcada para as 14h30min desta quinta-feira, dia 3. A oposição fez uma contraproposta ao PDT na tentativa de evitar que os pedetistas se aliassem ao PT e garantissem a eleição do vereador Estilac Xavier à presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. Pela nova proposta, o vereador José Fortunati (PDT) presidirá a Casa neste ano e Reginaldo Pujol (PFL) irá para a vice-presidência. Em 2003 o comando ficará com Pujol e voltará para o PDT em 2004, devendo ser ocupada pelo líder do PDT na Casa, Nereu D'Ávila.
Considerado o fiel da balança nas eleições com seis vereadores, o PDT, que vinha sendo cortejado pelos dois blocos, se mostrava simpático a uma proposta feita pelo PT. Para eleger o vereador Estilac Xavier como presidente, o partido havia oferecido aos trabalhistas a possibilidade de indicar o vice-presidente neste ano e o presidente em 2003 e 2004. A proposta acabou sendo recusada e o PDT agora estuda uma união com o bloco liberal. Dizendo que houve um golpe no processo, Estilac afirmou que sua candidatura será levada a plenário nesta quinta-feira, dia 3.
O acordo anterior começou a desmoronar com a troca de partido de Fortunati, indicado pelo PT para ser o presidente neste ano. O PT entendeu que diante da saída de Fortunati da sigla tinha o direito de indicar outro nome e escolheu Estilac. O PDT passou a exigir a manutenção do nome de Fortunati, o vereador mais votado da Capital. A partir daí, o bloco democrático-liberal, integrado por PMDB, PFL, PPB, PSDB, PHS e PPS, rompeu o acordo e começou a procurar alternativas. A idéia inicial, de antecipar o mandato de João Dib (PPB), previsto inicialmente para 2003, acabou não se concretizando.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.