| 31/12/2001 14h32min
O Brasil deve receber em março as novas notas do euro, que entra em circulação em 12 países dos 15 que compõem a União Européia (UE). Nesta terça-feira, dia 1º, a nova moeda já estará em circulação. Mas os turistas brasileiros que têm viagem marcada para a região devem levar uma quantia na moeda nacional do país de destino. Este dinheiro será válido até 28 de fevereiro. Outra alternativa é comprar traveller checks em euro. Aceitos nos principais centros comerciais europeus, os travellers checks são mais recomendáveis do que o dólar norte-americano durante a transição. Pela cotação de 28 de dezembro de 2001, um euro valia R$ 2,05.
Quem optar por levar dinheiro na moeda do país de destino não correrá o risco de haver aumento de preços na conversão para o euro. O Banco Central europeu adotou cotação fixa para a nova moeda. Os que optarem pelo euro, devem ficar atentos para evitar prejuízos com falsificações. O desenho das novas notas facilita o reconhecimento das cédulas verdadeiras, que têm dispositivos de segurança semelhantes aos das cédulas do real, como a marca d'água.
O desenho das moedas pode causar alguma confusão nas primeiras semanas, pois uma das faces terá características diferentes para cada nação. Mas, independentemente do lugar onde tenham sido cunhadas, as moedas serão aceitas em todos os países nos quais o euro estiver em vigor. Haverá moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos e de 1 e 2 euros. As cédulas, de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros, serão iguais em todos os paíeses. Os desenhos das notas valorizam o patrimônio arquitetônico da Europa, mostrando ilustrações de pontes, janelas e pórticos de diversas épocas.
A nova moeda estará em circulação na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Irlanda, Luxemburgo e Portugal. Quatro pequenas nações de fora da zona do euro devem aderir à moeda única também. Andorra, Mônaco, San Marino e Vaticano, que utilizavam as moedas nacionais de outros países, vão adotar o euro em suas transações financeiras a partir de 2002.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.