| 13/08/2005 11h20min
A balança comercial de bens de capital continua a mostrar vigor, tendo apresentado elevação das exportações quanto das importações no primeiro semestre, segundo dados da Secex. Esse é o destaque do Alerta Setorial desta semana.
As vendas externas mantiveram o ritmo de expansão e registraram, nos primeiros seis meses do ano, crescimento de 38,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação mensal, segundo dados dessazonalizados, as exportações aumentaram 6,8%. Diante deste cenário, de acordo com o analista Elton Bicudo, a Tendências decidiu aumentar marginalmente sua projeção, passando de alta de 20% da receita de vendas externas para 21,5%.
No que tange às importações, os dados registrados na primeira metade deste ano ante igual período de 2004 demonstraram incremento de 26,4%, sendo que o principal responsável por este bom desempenho foi “máquinas e equipamentos mecânicos”, que subiu 35,6%.
O informativo traz ainda outro artigo setorial que comenta que os dados definitivos da ABPO relativos à expedição de caixas e acessórios de papelão ondulado em junho, apesar de terem vindo discretamente abaixo da prévia (em 0,24%), chegaram a um número bastante forte, com expedição total de 186.866 toneladas.
Segundo a analista Amaryllis Romano, este dado corroborou o cenário de produção industrial, que, segundo o IBGE, teve crescimento de 1,6% naquele mês frente a maio, considerando ajuste sazonal. Na seção “Cenários”, os setores analisados são os de soja, alimentos e bebidas, açúcar e álcool, varejo e couro e calçados.
As informações são da Agência O Globo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.