| 11/08/2005 18h27min
Ainda há muita sujeira debaixo dos tapetes do Congresso Nacional. Essa foi a impressão deixada pelos depoimentos do publicitário baiano Duda Mendonça e de sua sócia, Zilmar Fernandes da Silveira à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, dados nesta quinta. Apenas Zilmar havia sido convocada para depor, mas Duda surpreendeu os parlamentares ao se oferecer para falar.
– Minha idéia ao vir aqui é abrir meu coração e contar sem reservas as coisas que aconteceram – disse.
Ao lado de Zilmar, o publicitário baiano confirmou ter recebido cerca de R$ 10 milhões do empresário Marcos Valério, para pagamento de dívidas do PT com a agência. Duda afirmou que já trabalhou com quase todos os partidos políticos e citou PSDB, PPB e PT como seus clientes. Mas o que mais deixou indignados os parlamentares foi a revelação feita por Duda de que os R$ 10 milhões teriam sido depositados em uma conta nas Bahamas, criada a pedido de Valério.
Ao saber da informação prestada pelo publicitário, o empresário mineiro reagiu, dizendo que a solicitação de que o dinheiro fosse depositado em tal conta partiu de Zilmar e Duda. No meio da tarde, Marcos Valério emitiu uma nota a imprensa onde acusou o publicitário baiano de mentir em seu depoimento. Em entrevistas, ele desafiou Duda para uma acareação.
– Eu não estou culpando ninguém. Eu fiz uma promessa a minha mulher que ia falar a verdade de todos os fatos. Eu não vou poupar as pessoas que me usaram, as pessoas que através de mim receberam dinheiro (...) Se vai atingir o Lula ou outros eu não sei – afirmou Marcos Valério.
A informação da existência de conta nas Bahamas também despertou a oposição para uma possibilidade esperada por seus integrantes desde o início das denúncias: conseguir envolver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos esquemas e, assim, iniciar o processo de impeachment. O senador Alvaro Dias(PSDB-PR) disse que o assunto deve começar a ser discutido pelo Senado Federal.
O publicitário afirmou, contudo, acreditar no governo Lula e que se o presidente não corresponder ao que esperava na campanha eleitoral, nunca mais trabalhará em publicidade para políticos.
O tremor provocado por Duda chegou também à economia: desde o depoimento da mulher do publicitário Marcos Valério, Renilda de Souza, o mercado financeiro não reagia tão mal a declarações feitas na CPI dos Correios. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o pregão viva-voz de hoje contabilizando queda de 1,48% depois de 15 dias de calmaria e bons números.
Com informações das agências Senado e O Globo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.