Notícias

 | 26/07/2005 20h13min

Três deputados dividem liderança do PT na Câmara

Esquerda do partido cobra explicações de Dirceu sobre empréstimos

A liderança do PT na Câmara será exercida por três deputados, Henrique Fontana (PT-RS), Luiz Sérgio (PT-RJ) e Fernando Ferro (PT-PE) até a próxima reunião do grupo, prevista para terça, dia 2.

Representantes da ala da esquerda do PT propuseram que José Dirceu (PT-SP) explique à bancada do partido a afirmação da mulher de Marcos Valério, Renilda de Souza, à Comissão Parlamentar mista de Inquérito (CPI) dos Correios de que Dirceu sabia de empréstimos tomados pelo publicitário para repasse ao PT.  Em resposta, o secretário-geral do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que a CPI tem dinâmica própria, que não se confunde com a do partido.

Os parlamentares petistas exigiram que sejam informados sobre os fatos para não serem surpreendidos por novas denúncias envolvendo colegas e o partido. O deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE) resumiu o sentimento e a preocupação dos demais: 

– Nós temos que ver e saber se as denúncias são procedentes e se há outras que ainda serão publicadas. Não podemos ser surpreendidos.

O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), reconheceu que há uma insatisfação na bancada com as denúncias envolvendo o partido e parlamentares, mas afirmou que a direção do PT não tinha conhecimento dos empréstimos feitos pelo empresário Marcos Valéro e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. 

– É público e notório que a direção nacional do partido não tinha conhecimento dos empréstimos e a bancada também não. É verdade que há uma insatisfação e que ninguém sabe de toda a história – afirmou.

Em nota divulgada no início da noite desta terça, Dirceu confirma que se reuniu em ocasiões diferentes com diretores dos Bancos Rural e BMG no período em que era ministro da Casa Civil, mas nega que nesses encontros tenha tratado de empréstimos ao PT.

• Confira a íntegra da nota de José Dirceu:

"Brasília, 26 de julho de 2005.

Nota à Imprensa

Sobre as declarações da senhora Renilda de Souza no depoimento prestado hoje à CPI dos Correios, informo:

1) que estive com diretores dos Bancos Rural e BMG em ocasiões diferentes - e por solicitação das entidades - durante o período que estive na Chefia da Casa Civil da Presidência da República;

2) em nenhum momento tratei sobre empréstimos ao PT.

Deputado José Dirceu (PT-SP)"


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.