Notícias

 | 20/07/2005 10h54min

Guerra interna pelo comando do PT em Santa Maria

Candidatura de Vilmar Galvão para a presidência do partido esfacela principal grupo petista

Sobraram quatro candidatos na disputa do comando do PT de Santa Maria e uma grande discussão. Alfonso Henriques, Fernando Menezes, Vilmar Galvão e Cristiano Schumacher devem disputar a presidência do partido pelos próximos três anos.

Em um dia, já ocorreram modificações internas na siglauma virada de mesa. O secretário de Comunicação da prefeitura, Luciano Ribas, abriu mão da candidatura para apoiar o líder do governo na Câmara, Vilmar Galvão. O problema é que Galvão já tinha sido derrotado pelo candidato oficial da corrente Ação Democrática (AD), Fernando Menezes, que foi escolhido há 15 dias. Mas a indicação não foi consenso e desagradou especialmente ao grupo do prefeito Valdeci Oliveira, que resolveu apoiar Galvão, para derrubar Menezes. O lançamento de dois candidatos pela AD joga para lados mais opostos o prefeito Valdeci e o deputado estadual Fabiano Pereira, principais lideranças da tendência.

– O grupo do prefeito referendou meu nome e eu acredito na palavra do prefeito. Mas se realmente o Galvão concorrer, eles estarão rompendo com a AD, já que o meu nome escolhido pela tendência – afirmou Menezes, que é apoiado por Fabiano e pela maioria da coordenação da AD.

Até o início de terça, as articulações continuavam. Menezes estava reunido com seus apoiadores na Câmara de Vereadores e os simpatizantes de Galvão, na sede da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm), onde ocorreu o lançamento da sua candidatura. Galvão diz que Menenezes foi procurado na tarde de ontem para abrir da mão da candidatura, mas que seu grupos não aceitou.

A definição sobre a crise da AD só deverá ter um desfecho aos 45 minutos do segundo tempo, ou seja, às 20h de hoje quando se esgota o prazo de inscrições.

Em meio à briga de poder entre os grupos do prefeito Valdeci e do deputado Fabiano, o fiel da balança deverá ser o PT Amplo, do deputado federal Paulo Pimenta. A segunda maior corrente já tinha confirmado apoio ao candidato da AD e, inclusive, tinha indicado o vice, o secretário de Segurança Raul Vilaverde. Como o lançamento de Galvão, o apoio do Amplo poderá mudar de lado. Até as 22h30 min de ontem o Amplo não havia definido quem apoiaria .

As inscrições das chapas termina hoje às 20h. O suspense deve permanecer até lá sobre os nomes que estarão concorrendo nas eleições de 18 de setembro.

As informações são do jornal Diário de Santa Maria.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.