| 11/07/2005 20h21min
A vice-primeira-ministra canadense, Anne McLellan, advertiu hoje que o Canadá não está imunizado contra atentados como o da última quinta-feira em Londres, em que pelo menos 52 pessoas morreram. Anne fez esta advertência em discurso durante a 15ª Conferência Mundial sobre Gestão de Desastres, que acontece até quarta-feira em Toronto.
– Temos de reconhecer que o Canadá não está imunizado contra o tipo de coisas que vemos em outras partes do mundo, como em Nova York, Madri, Bali e agora Londres. Estes atentados também ressaltaram a importância do trabalho que os governos e pessoas como os senhores realizam em gestão de emergências – afirmou Anne.
A vice-primeira-ministra, responsável também pela pasta de Segurança Pública, disse depois a um grupo de jornalistas que acha que os canadenses não estão preparados para um ataque terrorista. Após os atentados da quinta-feira passada em Londres, os encarregados de segurança do país lembraram que, em novembro de 2002, o terrorista saudita Osama bin Laden divulgou uma mensagem colocando o Canadá na lista de alvos da Al-Qaeda, que incluía ainda outros quatro países.
– O que é que vossos governos querem com sua aliança com os Estados Unidos, que nos atacam no Afeganistão? Refiro-me em particular a Grã-Bretanha, França, Itália, Canadá, Alemanha e Austrália. Vocês morrerão da mesma forma que matam e serão bombardeados da mesma forma que bombardeiam – afirmou Bin Laden.
Anne disse ainda que embora não existam ameaças específicas contra o Canadá neste momento, é preciso seguir atentos contra as ameaças do terrorismo. Após os atentados de quinta-feira em Londres, McLellan revelou que o Canadá iniciara medidas de segurança extraordinárias para proteger os sistemas de transporte público, projetadas após os atentados de março de 2004 em Madri.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.