| 07/07/2005 08h05min
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, admitiu que uma série de atentados terroristas atingiu a cidade de Londres. Explosões foram registradas hoje em estações do metrô e num ônibus da capital da Inglaterra. Blair prometeu deixar a Cúpula do G-8 (sete países mais industrializados e a Rússia), que ocorre na Escócia, e voltar para acompanhar as investigações.
– Existe um limite das informações que posso repassar. É bastante claro que houve uma série de atentados terroristas em Londres: há vítimas e ofereço as minhas condolências às famílias – resumiu.
As explosões foram registradas nas estações de Edgware Road, King's Road, Liverpool Street, Russell Square, Moorgate e Aldgate. Até o momento, a polícia confirmou duas mortes nesta última estação. O número de feridos pode ultrapassar a marca de 90 pessoas.
Blair lembrou de outros atentados ocorridos recentemente. Ele citou o 11 de setembro de 2001 (Estados Unidos) e o 11 de março de 2004 (Madri) organizados pela rede terrorista Al-Qaeda. Segundo a rede estatal de televisão BBC, o grupo pode estar por trás das ações também em Londres.
– É particularmente bárbaro o que aconteceu hoje. Justo num dia onde as pessoas estão se encontrando para tentar resolver os problemas do mundo: eliminar a pobreza e reduzir a emissão de gases poluentes – lamentou Blair.
O momento das explosões e os locais parecem ter sido previamente escolhidos. Elas foram realizadas no centro financeiro da cidade, que está completamente paralisada. Os serviços de metrô e ônibus foram suspensos. As linhas telefônicas estão congestionadas e a população com medo. Hoje ocorre a abertura da Cúpula do G-8 e ontem o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu Londres como sede dos Jogos Olímpicos de 2012.
Com informações da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.