Notícias

 | 24/06/2005 13h38min

Estado criou 30 mil novos postos de trabalho em 2005

Municípios do Vale do Rio Pardo estão entre os que mais empregaram

O Rio Grande do Sul criou 30 mil postos novos de trabalho em 2005. Apesar do desaparecimento de quase 6 mil vagas em maio deste ano no Estado, o saldo anual ainda é positivo, pois o número de contratações supera o de demissões. As informações são do Ministério do Trabalho e permite o monitoramento do mapa do emprego nas cidades gaúchas.

No Estado, nesse ano, o maior número de novas vagas foi constatado no Vale do Rio Pardo. Somente na indústria, 18 mil vagas foram criadas em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. As cidades do Vale do Rio Pardo  lideram o ranking de empregos. O diretor executivo da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz, Renato Jackisch, diz que a grande maioria das contratações são para o processamento da safra de fumo.

Seguindo no topo na criação de empregos, após o Vale, estão Porto Alegre e Caxias do Sul. A pesquisa da Rádio Gaúcha leva em conta o saldo de vagas e a diferença entre as vagas abertas e as fechadas dos municípios com mais de 50 mil habitantes. Entre as 43 cidades pesquisadas, 28 fecharam postos de trabalho em maio. No ano, o pior desempenho é do Vale do Sinos, em Sapiranga e Novo Hamburgo. Em Pelotas, a indústria demitiu mais de 1,3 mil pessoas.

Também apresentam desempenho negativo Santa Rosa, Cruz Alta, Santiago e São Luiz Gonzaga. Constatou-se a abertura de novas vagas nos municípios de São Leopoldo, Cachoerinha, Erechim, Canoas, Bento Gonçalves, Farroupilha. Porto Alegre criou mais de 6 mil novos empregos com carteira assinada, a maioria nos serviços e no comércio.

As informações são da Rádio Gaúcha.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.