| 19/06/2005 17h39min
Não deu pra encaminhar a classificação neste domingo, dia 19, na Copa das Confederações. A Seleção Brasileira perdeu por 1 a 0 para o México em Hannover, na Alemanha. O gol marcado por Borgetti decretou a vitória dos adversários e a garantia do México colocar um pé na próxima fase da competição. Agora, o time de Carlos Alberto Parreira vai decidir a classificação diante do Japão, comandado por Zico.
Mesmo com um quarteto perigosíssimo, formado por Kaká, Ronaldinho, Robinho e Adriano, as oportunidades não foram transformadas em gol no primeiro tempo. Quem esteve mais perto disso mesmo foi o México, que teve três oportunidades de abrir o placar em cobrança de pênalti, cometido por Roque Júnior aos 28 minutos. O atacante Borgetti converteu, mas a arbitragem mandou voltar a cobrança alegando invasão da grande área. Na segunda, o mexicano carimbou o travessão, e o problema apontado foi o mesmo: invasão. Na "melhor de três", acabou valendo a que Dida espalmou, mandando para escanteio.
Depois disso, a Seleção Brasileira perdeu a estabilidade em campo. Porém, até o pênalti, o Brasil jogou o tempo inteiro no ataque, mas pelo meio, facilitando o trabalho da defesa mexicana. Mesmo assim, arriscou chutes com Adriano, Robinho e Ronaldinho.
Na segunda parte, a coisa não foi tão tranqüila para o Brasil. O México voltou com força na marcação, cercando a saída de bola. A superioridade técnica da Seleção não conseguiu ser traduzida em um resultado positivo. E, de tanto pressionar, o México acabou encontrando o caminho do gol aos 14 minutos. Depois de uma cobrança de escanteio na esquerda, o mesmo Borgetti, que havia desperdiçado o pênalti, subiu antes de Roque Júnior e cabeceou fora do alcance de Dida.
O tempo foi passando, o México se fechou, a organização tática de Parreira já não estava fazendo efeito, quando Adriano sobe para cabecear uma bola cruzada por Kaká. Indefensável o arremate do atacante. No entanto, o impedimento foi assinalado. Parreira ainda fez as mesmas substituições do jogo de estréia: colocou Renato, Ricardo Oliveira e Juninho Pernambucano nos lugares de Emerson, Robinho e Kaká, respectivamente. Mas não surtiu o efeito desejado.
O Brasil, que segue com três pontos no Grupo B, volta a campo na quarta-feira, quando enfrentará o Japão, do técnico Zico. Já os mexicanos pegam a Grécia, atual campeã européia e já sem chances no torneio.
• Veja a galeria de fotos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.