| 16/06/2005 17h38min
Em um jogo tranqüilo, o Brasil venceu a Grécia sem problemas na estréia na Copa das Confederações nesta quinta, dia 16. A partida, realizada na cidade de Leipzig, terminou com o placar de 3 a 0. Os gols da Seleção foram marcados por Adriano, Robinho e Juninho Pernambucano. Não houve destaques individuais por parte da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira. Predominou, sim, a coletividade – o que deixou o time adversário por vezes tonto em campo com a rápida troca de passes.
O Brasil levou cerca de 10 minutos para dar um nó na marcação grega. Ronaldinho, Kaká, Robinho e Adriano, com o apoio de Zé Roberto e Gilberto na esquerda, e Cicinho, pela direita, desmontaram qualquer esquema defensivo mais trabalhado pelo técnico alemão Otto Rehhagel. Porém, a equipe grega conseguia se fechar bem nos avanços brasileiros pelo meio.
Se entrar na área estava complicado, a saída foi arriscar de fora. Foi o que fez o atacante Adriano, aos 41 minutos da primeira etapa, em uma jogada que parecia que ia resultar em algum lance comum. Ele recebeu na ponta-direita, gingou diante da marcação de Kyrgiakos, trouxe a bola para o meio e chutou forte de perna esquerda. A bomba foi indefensável para o goleiro Nikopolidis.
Mal tinha recomeçado o confronto, o Brasil aumentou com Robinho. O lateral Gilberto fez jogada individual pela esquerda e bateu cruzado, numa mistura de tentativa a gol com cruzamento rasteiro. Pouco antes da bola sair pela linha de fundo, Robinho apareceu e esticou a perna para fazer o 2 a 0 logo com 1 minuto do segundo tempo.
Com o placar na mão e o controle total do jogo, o Brasil tirou o pé do acelerador. E Parreira mexeu no time. Sacou Ronaldinho, Adriano e Kaká, para os ingressos de Renato, Ricardo Oliveira e Juninho Pernambucano, respectivamente.
Foi em uma falta sofrida por Ricardo Oliveira que nasceu o terceiro gol brasileiro na estréia no torneio, aos 35 minutos. Juninho Pernambucano se apresentou para bater a falta da intermediária e cobrou com precisão milimétrica, no canto direito do gol de Nikopolidis, que sequer tentou defender.
Na próxima rodada da Copa dos Campeões, a Seleção Brasileira vai encarar o México. O jogo está marcado para domingo. Os mexicanos estrearam também nesta quinta e venceram o Japão, do técnico Zico, por 2 a 1.
• Veja a galeria de fotos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.