Notícias

 | 15/06/2005 19h14min

Lula visitará o noroeste do Rio Grande do Sul na sexta

Pequenos agricultores receberão a liberação de R$ 9 bilhões

A primeira visita nesta sexta, dia 17, de um presidente a cidade de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, pegou de surpresa até quem esperava ver Luiz Inácio Lula da Silva na cidade desde 2003. Há dois anos é cogitada a vinda do presidente, numa das regiões agrícolas do Estado que mais sofre ou por falta de chuva ou pelo excesso dela.

Lula vai lançar oficialmente o Plano Safra da Agricultura Familiar 2005/2006, às 11h, possivelmente no Parque de Exposições. Deverá encontrar uma cidade que, depois de sofrer com a seca no verão, se recupera de uma enchente. Em Sergipe, onde participa de um encontro sobre a modernização das prefeituras, o prefeito Alcides Vicini (PP) só soube da visita na manhã de ontem. Antecipará sua volta, que estava marcada para sexta-feira, para a noite de hoje.

– É um gesto de cordialidade pela dureza que passa a nossa região, a mais machucada pela estiagem. Vamos aproveitar para fazer reivindicações – disse Vicini.

A pauta de reivindicações será montada pelo município, pela Agência de Desenvolvimento local e por entidades. Lula deverá ficar das 11h às 13h no município. Vicini orientou seus assessores a que dêem condições de trabalho à equipe da presidência que chega hoje à cidade, para tratar de roteiro e questões de segurança.

Para abafar qualquer manifestação que cause constrangimento a Lula, políticos do PT estão pedindo a agricultores que o poupem de vaias. Em protestos na época da seca que provocou na região quebra na produção de soja de 87% e de milho de 54%, quem exaltava o nome do presidente era reprovado pelos manifestantes.

– A visita vai ser um fato histórico, só que dentro do nosso movimento pedíamos R$ 18 bilhões para o Plano Safra e foi anunciado a metade – disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa, Eduino Wilkomm.

Segundo a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Lula também entregará indenizações do seguro agrícola para produtores de Santa Rosa atingidos pela seca neste verão. Em Brasília, o roteiro oficial da visita ainda está sendo fechado.
 

SILVANA DE CASTRO/ CASA ZERO HORA/MISSÕES

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.