| 02/06/2005 19h45min
O Exército brasileiro comunicou nesta quinta, dia 2, que enviará, no dia 10, 150 efetivos de sua divisão de engenheiros ao Haiti, com o objetivo de trabalhar na recuperação da infra-estrutura da nação caribenha, mergulhada em uma violenta crise política há mais de um ano.
O coronel Américo Valdetaro explicou que os oficiais e soldados trabalharão na construção e recuperação de estradas, pontes, pistas de aterrissagem, escolas e hospitais, e também na perfuração de poços artesianos.
Segundo o militar, o efetivo deverá permanecer no Haiti por cerca de seis meses, prazo previsto para a conclusão das obras.
O Exército brasileiro, que mantém 1,2 mil soldados no país caribenho, está à frente da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), composta também por tropas de Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai, Benin, Canadá, Croácia, Filipinas, França, Jordânia, Marrocos, Nepal e Sri Lanka.
O Haiti, a nação mais pobre da América, esteve envolvido em uma onda de violência em fevereiro do ano passado, após a queda do então presidente Jean-Bertrand Aristide.
As tropas que se encontram atualmente nessa nação tentam garantir a paz e abrir caminho para a realização de eleições livres, segundo diretrizes da ONU.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.