| 02/06/2005 13h38min
O governador Luiz Henrique e o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, abriram nesta quinta, dia 2, o 4º Fórum Internacional de Esportes, que ocorre até sábado, no Centro Sul, em Florianópolis. O evento reúne palestras, mesas redondas e cursos para estudantes e profissionais da área desportiva.
Promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e pela Fesporte, o evento tem como tema central, neste ano, O esporte para a paz e desenvolvimento, já que 2005 foi escolhido pela ONU como o ano internacional do esporte e da educação. Cerca de duas mil pessoas participaram da abertura do Fórum.
O presidente da Fesporte, João Ghizoni, destacou que é prioridade deste governo a valorização do esporte, principalmente para o aumento da qualidade de vida e combate a desigualdade social.
– Retomamos os Jogos Abertos de Santa Catarina e no ano passado tivemos a participação de 1,4 mil escolas. A previsão é que neste ano 1,8 mil escolas participem do evento.
O representante da ONU, David Winninger, elogiou a iniciativa do Governo com a implantação dos projetos Segundo Tempo e Pintando a Liberdade. O primeiro visa a propiciar a iniciação à prática esportiva, desenvolver capacidades e habilidades motoras, qualificar recursos humanos, reduzir as desigualdades sociais e acompanhar e avaliar os esportes educacionais. Já o segundo tem como objetivo a inclusão social do apenado e a redução de sua pena na base de um dia por três trabalhados. Eles confeccionam bolas, redes, e camisas esportivas. Os apenados recebem R$ 2 por bola produzida.
Já o ministro destacou a importância do incentivo ao esporte como promotor de saúde.
– Investir na saúde não é apenas combater a conseqüências, ou seja, as doenças, mas investir em prevenção. A prática de esportes é uma maneira de prevenir as doenças.
O governador Luiz Henrique anunciou que até o final de seu mandato, com o Fundo Social em pleno funcionamento, todas as mesorregiões de Santa Catarina vão ganhar uma arena multiuso.
– Amanhã (sexta) estaremos entregando R$ 1 milhão para a arena de São José, que deve ser inaugurada em março do ano que vem.
Além dessa, também serão construídas arenas em Itajaí, Jaraguá do Sul, Criciúma, Chapecó, Blumenau.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.