Notícias

 | 30/05/2005 14h27min

Milhares de pessoas invadem o centro de La Paz para protestar

Presidente Carlos Mesa acusou a tentativa de um golpe de Estado

Milhares de pessoas invadiram o centro de La Paz nesta segunda, dia 30, para pedir ao Congresso a convocação para uma Assembléia Constituinte e a estatização do gás natural. Foi a maior manifestação desde o início do conflito na Bolívia.

A localidade de El Alto, de onde saíram milhares de manifestantes em direção a La Paz, retomou também uma greve geral iniciada há sete dias. A paralisação impede a circulação de veículos da sede do governo boliviano para o restante do país pelas estradas do planalto andino.

A mobilização contou com a participação de milhares de camponeses, professores, comerciantes varejistas, mineiros e universitários. O tráfego nas principais vias do centro de La Paz foi bloqueado durante várias horas.

A marcha precede a volta das sessões no Parlamento, que acontecerá nesta terça, dia 31, após 12 dias de recesso. O presidente da Bolívia, Carlos Mesa, acusou nesta segunda grupos minoritários" de tentar impedir que o Congresso se reúna. Segundo ele, isso constituiria um golpe de Estado.

O Congresso se reunirá nesta terça para analisar o plebiscito de autonomias regionais no país e os processos contra membros do governo do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, que renunciou em outubro de 2003. O debate também deve discutir a convocação de uma Assembléia Constituinte.

As informações são da EFE.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.