Notícias

 | 24/05/2005 11h17min

Lula diz que Brasil tem base para longo ciclo de crescimento

Presidente está na Coréia do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva traçou, nesta terça, dia 24, um panorama da economia brasileira para convidar empresários sul-coreanos a investir no Brasil e incrementar o comércio entre os dois países. Lula participou, em Seul, na Coréia do Sul, do seminário Brasil-Coréia: Oportunidades de Comércio e Investimento, promovido pelo Itamaraty e peça Agência de Promoção de Exportações Brasileiras (Apex)

– A economia brasileira vive um momento especial. Lançamos as bases para um longo ciclo de crescimento – disse.

Lula e os ministros que o acompanham se dedicaram a defender a idéia de que o Brasil está criando as condições para manter o crescimento sustentado da economia por um período de 10 a 20 anos.

– Estamos trabalhando para manter esse ritmo nos próximos anos – disse o presidente, lembrando que, em 2004, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil (a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) cresceu 5,2%.

Um ambiente de crescimento sustentado pode ser favorável aos investimentos estrangeiros, inclusive de longo prazo, como na infra-estrutura – tema importante no momento em que o governo procura consolidar o projeto das Parcerias Público-Privadas. Lula lembrou que os coreanos já mantêm investimentos importantes no Brasil em setores como eletricidade, transportes, comunicações, construção e indústria automobilística. Além disso, pediu mais parcerias em setores como a construção de navios e os eletrônicos.

O presidente destacou ainda a possibilidade de o Brasil exportar etanol para a Coréia do Sul, para ser usado como aditivo na gasolina. No Brasil, toda a gasolina vendida nos postos tem cerca de 25% de etanol. A mistura reduz a emissão de gases nocivos à atmosfera na queima da gasolina e pode contribuir para que os países asiáticos cumpram as metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto para a redução da poluição do ar.

– Juntamente com o biodiesel, o etanol permitirá à Coréia do Sul diversificar sua matriz energética e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases – afirmou Lula.

As informações são da Agência Brasil.

Confira imagens de Lula em sua viagem ao Oriente

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.