Notícias

 | 23/05/2005 19h04min

Rigotto pede medidas contra perdas de calçados e têxteis gaúchos

Governador do RS participa de missão do governo federal à Coréia do Sul

O estabelecimento de cotas para importação de calçados e de produtos têxteis da China foi discutido pelo governador gaúcho Germano Rigotto com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, durante a viagem à Coréia do Sul iniciada neste domingo, dia 22. Rigotto integra a comitiva presidencial como convidado de Lula e ouviu de Furlan a garantia de que serão tomadas providências legais para impedir prejuízos à indústria gaúcha por causa da concorrência chinesa.

Por outro lado, o governo federal está pensando em negociar a retirada de sapatos e sandálias de plástico da cota anual de importações de calçados brasileiros fixada pela Argentina. Com isso se ampliaria a possibilidade de vendas de artigos de couro ao mercado argentino. Rigotto considerou a conversa bastante positiva, em que foi levantada também a competição desenfreada dos vinhos e do arroz argentino com os produtos gaúchos.

A delegação chegou em Seul pouco antes da meia-noite (meio-dia no Brasil).

– A missão está começando com uma expectativa muito boa –  disse Rigotto.

Ele e seu colega cearense, Lúcio Alcântara, foram os únicos governadores convidados a fazer parte da comitiva. Depois do final da visita de Lula – que incluirá o Japão e prosseguirá até dia 28 – Rigotto e o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, também integrante da missão, farão uma visita à sede mundial da Toyota e à feira industrial promovida pela montadora em Nagoya, na província de Aichi. O compromisso está marcado para a manhã do próximo dia 30.

Nesta terça, dia 24, haverá um encontro com um grupo empresarial coreano que produz celulose e papel a partir do caule do milho e tem interesse em investir no Rio Grande do Sul. A tecnologia utilizada é totalmente nova.

– O contato, assim como outras reuniões que teremos, poderá determinar o início de negociações muito importantes para o Estado. Terei oportunidade de conversar não apenas com empresários coreanos e japoneses, mas também com empreendedores brasileiros que estarão participando das rodadas de negócios previstas, sempre procurando atrair novos investimentos para o Rio Grande do Sul. Só do Brasil, estão vindo para cá mais de 300 empresários – afirmou Rigotto.

O governador e o secretário Luis Roberto Ponte retornam dia 1º de junho. 

As informações são do governo do Estado do RS.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.