| 19/05/2005 00h05min
A campanha história do Figueirense na Copa do Brasil chegou ao fim na noite desta quarta, dia 18, no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí. Precisando de um empate para chegar às semifinais, o time catarinense foi derrotado pelo Paulista por 1 a 0 no tempo regulamentar e depois perdeu nos pênaltis por 3 a 1. Esta foi a primeira vez que o Furacão do Estreito alcançou as quartas-de-final da disputa nacional.
Agora, o Paulista segue na Copa do Brasil e terá o Cruzeiro na briga por uma vaga na decisão. Já o Figueira tenta se recuperar da má campanha no Brasileirão, diante do Corinthians, no domingo, às 18h10min, no Pacaembu.
A partida desta quarta em Jundiaí foi marcada por momentos de tensão e lances polêmicos protagonizados pelo árbitro Sérgio da Silva Carvalho.
No início do confronto, o Figueira tomou controle da partida e marcou bem a saída de bola do Paulista, que não conseguiu chegar com perigo ao ataque alvinegro. Aos 17 minutos, o time catarinense quase abriu o placar após belo toque de Paulo Sérgio para Cláudio na pequena área. O atacante alvinegro chutou prensado e desperdiçou.
Na segunda metade, o Paulista assustou com um chute forte de longa distância de Juliano. Depois, Léo cabeceou para trás e a bola bateu pelo lado de fora da rede, na parte superior da meta de Édson Bastos.
Aos 42, o ataque alvinegro sofreu uma baixa. Cláudio sentiu uma contusão e deu lugar para Sérgio Manoel, que fez sua reestréia no Figueirense. Apesar da habilidade do experiente jogador, o setor ofensivo perdeu um pouco em velocidade.
Depois, nos acréscimos, mais um desfalque na frente. Bilu se desentendeu com Amaral e ambos os jogadores foram expulsos pelo árbitro. No meio do bolo de jogadores, Silva Carvalho ainda mostrou o amarelo para Anderson, que já havia levado cartão e também deveria ser expulso. Mas, isso não aconteceu, e o jogador continuou na partida. O time alvinegro protestou, mas de nada adiantou.
No segundo tempo, Anderson e todo o time do Paulista retornaram a campo. E a equipe da casa voltou determinada a atacar. Logo aos oito minutos, Lucas aproveitou um rebote de Édson Bastos e abriu o placar que levaria o jogo para os pênaltis.
O técnico Marco Aurélio resolveu dar mais gás ao ataque do Figueira com a saída de Rodrigo para a entrada do novato Alexandre, que atuou pela primeira vez entre os titulares. O jogador incomodou a zaga do Paulista e chegou com perigo à pequena área adversária após uma enfiada de bola de Sérgio Manoel aos 33 minutos.
Mas a noite não estava favorável ao Figueirense e, aos 39, Flávio cometeu falta dura e foi expulso. Com dois a menos, o time de Florianópolis tratou de segurar o jogo e tentar a sorte nos pênaltis.
E o Paulista se saiu melhor nas cobranças. Anderson, Mossoró e Jeferson converteram suas cobranças. Julinho foi o único que errou. Pelo lado do Figueira, somente Axel converteu. Sérgio Manoel, Paulo Sérgio, Marquinhos Paraná desperdiçaram.
Confira a galeria de fotos. ANA LETÍCIA DA ROSAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.