| 14/05/2005 10h50min
O ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) divergiram em público na sexta à noite sobre a posição do PT em relação à verticalização partidária. Para João Paulo, ex-presidente da Câmara dos Deputados, a manutenção da regra é "positiva", enquanto Dirceu considera a derrubada da medida essencial para uma vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleições de 2006.
A verticalização é uma tese positiva, que impede que um partido se alie a partidos antagônicos à tese nacional", disse João Paulo, admitindo que "neste momento" a bancada do PT defende o fim da medida. Se a proposta for aprovada pelo Congresso, os partidos poderão estabelecer nos Estados coligações diferentes das realizadas em nível nacional nas eleições.
– A verticalização desserve ao PT na eleição de 2006 porque os partidos que fizerem aliança com o PT não conseguem o mesmo apoio nos Estados – reagiu Dirceu em seguida. O PMDB é o principal alvo da estratégia eleitoral do PT.
O tema fez parte do seminário que discutiu os rumos do PT em um hotel de São Paulo. Havia cerca de 250 petistas presentes. Na última quarta, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o fim da medida. Os petistas apoiaram a mudança com os demais partidos e agora a proposta segue para outra comissão antes de ir ao plenário e depois ao Senado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.