| 01/04/2005 20h54min
Milhares de pessoas participam de um vigília silenciosa na praça de São Pedro pelo papa João Paulo II. A polícia disse que 30 mil pessoas foram ao local e que a multidão pode dobrar durante a noite.
– É uma grande vigília familiar. Há um grande sentido de comunidade quando agradecemos ao papa pelo que ele fez e rezamos por seu lugar no Paraíso, porque ele merece – disse Luigi Canale, que levou toda a família para a praça.
O legado mundial do pontífice mais viajado da história podia ser visto no grupo de freiras indianas que rezava ao lado de estudantes australianos, que por sua vez perguntavam a um casal do México qual era a janela do apartamento papal.
– Todo o mundo está aqui, rezando nesta praça –disse a portuguesa Deolinda Duarte.
Mario, um taxista romano que não quis dizer o sobrenome, disse que a multidão é um testemunho eloquente sobre um papa que tornou a Igreja atrativa para aqueles que haviam perdido o respeito pelo catolicismo.
– Ele voltou a encher a praça de São Pedro – afirmou.
Mesmo não-católicos se sentiram compelidos a participar da vigília pelo homem visto por muitos como um gigante do século 20, após 26 anos à frente de uma religião que congrega 1,1 bilhão de fiéis.
– Não somos religiosos, mas ele foi um líder mundial e este é um momento profundamente tocante. Sentimos que precisávamos estar aqui – disse a professora britânica Hilary Corless, 46 anos.
Johnny Cardew, turista da Flórida, disse que sua intenção inicial era ver "um pouco da história sendo feita".
– Agora me sinto culpado, porque é algo incrivelmente especial. Fiquei pessoalmente comovido e me fez pensar sobre quem é esse sujeito, o que ele defende – disse.
Alguns fiéis tinham o rosto cheio de lágrimas ao curvarem a cabeça em oração ou ao observarem a janela dos aposentos pontifícios, onde duas luzes brilham.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.