| 01/04/2005 14h02min
O papa João Paulo II recebeu na sexta-feira uma bênção especial para os que se aproximam da morte depois que sua saúde piorou subitamente, atraindo orações de fiéis do mundo todo, relutantes em aceitar que o fim do pontífice pode estar próximo.
Autoridades da Igreja tentavam preparar os fiéis para a conclusão de um dos mais longos papados da história, depois que o Vaticano anunciou que o papa havia recebido uma comunhão especial para os moribundos – e de ter se recusado a voltar ao hospital.
– O que estou fazendo agora é rezando para que a passagem (do papa) para a outra vida ocorra em paz e sem dor – disse o cardeal Godfried Danneels, arcebispo de Bruxelas-Mechelen, na Bélgica.
Aos 84 anos, João Paulo II ainda estava consciente e seu estado era estável, embora grave, após a parada cardíaca que sofreu, disse o porta-voz do Vaticano Joaquin Navarro-Valls imprensa, tentando afastar as lágrimas. Ele disse que o pontífice celebrou a missa de sua cama ao amanhecer.
– O papa está lúcido – disse.
– Está extraordinariamente sereno, mesmo com problemas para respirar – afirmou.
Depois de passar semanas com sua saúde se deteriorando, o papa teve febre alta na quinta-feira, provocada por uma infecção urinária. Segundo a imprensa, a febre ultrapassou os 40 graus Celsius.
– Estabeleceu-se um quadro de choque séptico e insuficiência cardiocirculatória – disse o Vaticano.
Católicos de todo mundo encheram igrejas para rezar pelo homem que assumiu o papado em 1978 e revitalizou o Vaticano. O reinado de João Paulo 2o. já é o terceiro mais longo da história.
Grupos de fiéis também se reuniram na praça São Pedro. Cardeais foram convocados à beira do leito do Santo Padre para dizer adeus pessoalmente.
– Ele está indo embora serenamente – disse Andrzej Deskur, cardeal polonês e conterrâneo de João Paulo II, segundo declaração citada pela agência Agi.
– Estão lhe dando oxigênio pelo nariz – disse Edmund Szoka, governador da Cidade do Vaticano.
As informações são da agência Reuters.
Veja imagens dos fiéis rezando pelo Papa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.