| 25/03/2005 20h02min
Impedido de deixar o Vaticano, o papa João Paulo II participou da tradicional procissão da Via Crucis em Roma por meio de um vídeo nesta sexta-feira, dia 25. Grandes telões foram colocados do lado de fora do Coliseu para que os fiéis pudessem vê-lo. Foi a primeira vez em seu papado de 27 anos, que o papa, de 84 anos, perdeu a procissão que encena as últimas horas da vida de Cristo, realizada nos arredores do Coliseu.
Vestido com seu tradicional manto branco, o papa assistiu ao início do serviço sentado em uma cadeira em sua capela particular no Palácio Apostólico do Vaticano. As imagens mostraram o papa por trás enquanto assistia a uma transmissão ao vivo do evento, que deveria durar mais de uma hora. O papa não falou.
Em uma mensagem lida pelo cardeal de Roma, Camillo Ruini, o papa disse que estava "espiritualmente com no Coliseu, um lugar que evoca tantas memórias e emoções".E acrescentou:
– Eu até mesmo ofereço meus sofrimentos, para que o plano de Deus seja realizado e que suas palavras se espalhem entre as pessoas. Eu também estou próximo queles que, neste momento, são testados por sofrimentos. Eu rezo por cada um deles.
O papa sofreu uma traqueostomia para aliviar graves problemas respiratrórios no dia 24 de fevereiro e passou um total de 28 dias, em dois períodos, no hospital Gemelli, em Roma, nos últimos dois meses.
Desde que deixou o hospital, no dia 13 de março, o papa, que também sofre do Mal de Parkinson e de artrite aguda, fez cinco aparições públicas, incluindo a da noite desta sexta-feira. Fontes do Vaticano dizem que sua recuperação da cirurgia é mais lenta do que o esperado.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.