| 14/03/2005 16h06min
A reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados que discutiu medidas para amenizar os prejuízos causados pela seca no Rio Grande do Sul encerrou por volta das 15h desta segunda, dia 14. O encontro foi realizado no campus da Universidade de Passo Fundo (RS).
O presidente da Comissão, deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), alertou que os danos provocados pela estiagem podem abalar a economia do país. Segundo a Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), os prejuízos chegam a R$ 6,3 bilhões, com mais de 10 milhões de toneladas de grãos perdidos.
Os parlamentares reunirão em documento os pedidos e sugestões ouvidos durante a audiência, e o encaminharão à Presidência da República e aos ministérios do Desenvolvimento Agrário; da Integração Nacional; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e da Fazenda.
Caiado prometeu que, além do documento, a reunião vai resultar em cobranças, por parte dos parlamentares, para que o governo atue rapidamente na solução do problema.
Entre as sugestões que serão encaminhadas pela Comissão está a do deputado Augusto Nardes (PP-RS), para a criação de um fundo de compensação aos produtores.
Já o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) sugeriu que os repasses mensais para pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União, que totalizam R$ 115 milhões, formem um fundo para investimentos no Estado. A União deixaria de receber as remessas por seis meses, a fundo perdido, revertendo o valor para reduzir os impactos da seca.
As informações são da Agência Câmara.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.