| 09/03/2005 18h37min
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, se reuniu na noite dessa terça, dia 8, em Brasília, com duas comitivas de prefeitos gaúchos. Eles debateram os problemas enfrentados nos municípios da Região Sul por causa da estiagem prolongada. O ministro garantiu aos prefeitos que sua pasta está empenhada em auxiliar os agricultores por meio de ações como o pagamento do seguro familiar, que deve chegar aos beneficiados em maio.
– O que estamos vendo atualmente nessas cidades não é uma seca, é uma calamidade – destacou. Atualmente, dos 497 municípios gaúchos, 409 já decretaram situação de emergência.
A primeira comitiva recebida pelo ministro Rossetto, com 32 prefeitos da região do Alto Uruguai, apresentou diagnósticos das agroindústrias dos municípios e solicitou auxílio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para elaborar um programa de desenvolvimento regional.
– Queremos realizar um estudo de nossas potencialidades, principalmente ligadas ao setor agropecuário, para inclusive, se necessário, modificar a cultura de produção – ressaltou o prefeito de Constantina, Francisco Frizzo. Os prefeitos presentes à audiência garantiram que a seca tem consumido lavouras inteiras, devastando totalmente as plantações.
O ministro garantiu que, em conjunto com técnicos do MDA, irá à região provavelmente no final de março ou início de abril para uma reunião de trabalho com os prefeitos e elaboração do diagnóstico solicitado pelo grupo.
– Vamos marcar uma data nos próximos dias para nos reunirmos lá no Sul, apresentando os programas do Ministério, detalhando cada um e verificando os gargalos de produção que existem por lá. Essa é uma pauta muito correta. Temos que mostrar ao agricultor o que ele tem que produzir – disse Rossetto.
Os prefeitos mostraram-se satisfeitos com o encontro.
– Fomos muito bem recebidos. O ministro sinalizou positivamente, inclusive ao se propor a ir à nossa região. Temos certeza de que vamos construir uma pauta positiva e elaborar projetos que viabilizarão o desenvolvimento econômico e social das cidades – disse Frizzo.
A segunda audiência reuniu mais de 60 prefeitos da região das Missões do Rio Grande do Sul, que relataram ao ministro a situação enfrentada em suas cidades.
– Precisamos de cestas básicas, precisamos de água. Temos que ter um socorro imediato, porque as pessoas precisam comer, estão chegando a uma situação de miséria – alertou o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini.
Rossetto voltou a ressaltar a necessidade de empenho em apresentar laudos para apressar medidas emergenciais.
– Precisamos da colaboração de vocês para que falem com os agricultores sobre a importância da fidelidade desses laudos. Queremos agilizar as medidas de auxílio, mas temos que seguir requisitos básicos – disse.
Rossettorelatou confirmou aos prefeitos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ir ao Estado na próxima semana para anunciar medidas de apoio aos atingidos.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.